segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Granizo atinge regiões de frutas e hortaliças no Sul


Nesta época do ano é comum a ocorrência de chuvas mais freqüentes e, com elas, granizo. É o que ocorreu na semana passada em algumas culturas pesquisadas pelo Hortifruti/Cepea, como tomate, batata cenoura e maçã, produzidas no Sul do País.

A cultura mais afetada com o granizo foi a maçã, produzida no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Produtores ainda estão contabilizando os prejuízos, contudo já sabem que este cenário poderá prejudicar novamente a qualidade da fruta, e consequentemente, as vendas para o ano que vem.

Nas lavouras de tomate localizadas no Norte do Paraná e Caxias do Sul (RS), as chuvas de granizo foram bem localizadas, de modo que não comprometessem severamente as lavouras. Em Caxias do Sul também há produção de cenoura, mas poucos foram os danos causados à cultura. O clima em Caxias do Sul já não vem sendo um bom aliado aos produtores da região, já que cerca de dois meses a região sofria com a seca.

O granizo também não deve trazer tantos problemas aos produtores de batata de Água Doce (SC). Poucos hectares foram afetados, com algumas folhas e hastes lesionadas, deixando-as vulneráveis a doenças.

Quanto ao mercado, o ritmo de comercialização ainda foi calmo em todos os centros consumidores do País na última semana. A expectativa mesmo é que o mercado fique bastante movimentado no correr desta semana, especialmente para a uva e para a batata, produtos bastante consumidos nas festas de fim de ano.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: