Devido à falta de semente híbrida mais comumente utilizada pelos produtores, o plantio da safra de inverno foi prolongado, postergando o início da safra de verão para janeiro. Produtores estão preferindo utilizar variedades de sementes de inverno, pois acreditam ser mais produtivas que as de verão disponíveis. Desta forma, o uso de variedades não adaptadas ao verão e o plantio ocorrendo em um período chuvoso podem interferir no rendimento das lavouras e na qualidade das cenouras.
Por enquanto, produtores estão comercializando cenoura da safra de inverno. Nas regiões mineiras de São Gotardo, Santa Juliana e Uberaba, produtores estão ofertando um bom volume da raiz, mas há pouca demanda pelo produto, o que acaba causando sobras nas propriedades. Tanto que, para boa parte dos produtores, os preços estão abaixo do custo. Nas regiões mineiras, a cenoura foi comercializada a R$ 3,83/cx “suja” de 29 kg.
Produtores acreditam que o preço da cenoura possa reagir a partir de janeiro de 2012, quando as chuvas são mais intensas e, com isso, a oferta pode diminuir.
Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário