segunda-feira, 2 de abril de 2012

Greve na Ceagesp interfere mercado de hortifrutis


Foto: Fernando Moraes/Veja SP

A greve na Ceagesp nas quarta e quinta-feiras da semana passada chegou a mudar o ritmo das negociações de frutas e hortaliças. O motivo da paralisação foi a de que permissionários que trabalham na ceasa eram contra a proposta do novo controle de estacionamento no entreposto.

Durante as manifestações, muitos caminhões ficaram aguardando para serem descarregados. Com o pouco movimento devido também ao período de mês, houve acúmulo de mercadorias nos boxes, causando, inclusive, algumas perdas de manga. Atacadistas chegaram a cancelar alguns pedidos de cenoura, já que não houve descarregamento na central nesses dias. A paralisação acabou desviando as cargas de tomate para outros atacados, como o de Campinas (SP).

Porém, mesmo antes da greve, a procura não estava favorável por causa do período de fim de mês. A expectativa de atacadistas é de que haja melhora na movimentação no mercado nesta semana, porém não tão intensa, já que a Semana Santa é mais curta e o comércio de frutas, principalmente, não é tão intenso.

Semana Santa deve impulsionar vendas de batata e cebola

O aumento das vendas de bacalhau neste ano (39% em fevereiro deste ano frente fev/2011, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) é um indício que as vendas de batata devem ser impulsionadas, uma vez que o tubérculo é um dos principais acompanhamentos.

Os preços da batata nesta Semana Santa, no entanto, não devem atingir os patamares alcançados no ano passado. A explicação para isso é que, no momento, o Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, principal praça ofertante do momento, está em época de colheita, diferentemente do ano passado, quando a região já caminhava para a reta final. Somado a isso, o Cerrado Mineiro está com produtividade maior nesta temporada.

A procura já foi mais intensa para a cebola na semana passada, valorizando o produto. Segundo produtores, a Semana Santa é o principal motivo, pois, além da batata, há maior uso do bulbo para preparo dos pratos típicos do período.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: