domingo, 1 de julho de 2012

MG exporta manga via marítima pela primeira vez


As cidades de Jaíba (MG) e Janaúba (MG), com apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), têm buscado novos meios para exportar a manga. Pela primeira vez, a fruta cultivada na região foi embarcada via marítima, de acordo com notícia veiculada pela mídia. A variedade palmer é a envolvida no projeto, visto que boa parte dos pomares da região são desta cultivar.

O primeiro carregamento de manga obteve sucesso, segundo informações obtidas com produtores envolvidos no projeto. Porém, os riscos de perda são grandes, visto que a fruta fica por volta de 7 dias em trajeto no mar, e o processo de pós colheita precisa ser realizado com cuidado, levando em consideração não apenas o tempo de colheita, mas também variantes como temperatura e umidade relativa.

Ceagesp abastecida de batata e cebola

Ao longo da última semana, o clima firme contribuiu para as atividades no campo. Assim, produtores de batata puderam colher um maior volume do tubérculo. O aumento na oferta fez com que os preços recuassem 30% na Ceagesp na média da semana, com a batata ágata especial comercializada a R$ 43,42/sc de 50 kg. Há duas semanas, chuvas volumosas chegaram a interromper o acesso aos batatais por alguns dias, não havendo colheita do produto.

Outro produto que também está com boa disponibilidade na Ceagesp é a cebola. A mais procurada é a de origem nordestina, da região do Vale do São Francisco. O clima quente e seco favoreceu a colheita e a sanidade dos bulbos, deixando a cebola do Vale com boa qualidade. Entretanto, o volume ofertado dessa região ainda é pequeno, não atendendo toda a demanda.

A cebola da Argentina também pode ser encontrada, mas em pequena quantidade, uma vez que a importação está bem reduzida devido ao aumento da oferta nacional. Já os bulbos de Divinolândia e Piedade (SP) são comercializados em menor escala, por terem a qualidade prejudicada devido ao clima chuvoso das últimas semanas.

Para esta semana, agentes do setor esperam que a demanda por frutas e hortaliças, no geral, seja impulsionada com o início do mês, período mais favorável para o comércio. O início das férias escolares, entretanto, pode ser um fator limitante para alavancar as negociações.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: