domingo, 24 de junho de 2012

Chuva e frio interrompem colheita e reduzem comércio

As vendas de frutas e hortaliças foram bastante limitadas na semana passada nos principais centros consumidores. As chuvas intensas e a queda nas temperaturas foram os principais motivos para a desaceleração do comércio no setor. 

As chuvas interromperam, inclusive, a colheita de batata em regiões como o Sudoeste Paulista e nas paranaenses de Curitiba e São Mateus do Sul. Na Ceagesp, a saca de 50 kg da batata ágata ultrapassou os R$ 60,00 na última semana. As atividades de campo de tomate, como em Sumaré (SP), também foram bastante reduzidas devido ao tempo chuvoso. Por conta do clima, a valorização do tomate salada AA na Ceagesp foi de 65% na média da semana, com a caixa de 23 kg fechando a semana na média de R$ 46,36.

Além do clima, outro fator que também diminuiu não só o consumo, mas também o ritmo das atividades no campo, foram as festas juninas, bastante tradicionais no Nordeste.

HF Brasil realiza V Simpósio na Hortitec
 

Entre os dias 20 e 22 de junho, toda a equipe da Hortifruti Brasil, do Cepea/Esalq-USP, esteve na 19ª Hortitec, feira que acontece anualmente em Holambra (SP). Na quinta-feira (21), a equipe realizou V Simpósio Econômico Hortifruti Brasil de Frutas & Hortaliças, ciclo de palestras sobre as projeções de mercado de todos os produtos acompanhados pelo grupo.

As palestras de frutas e hortaliças ministradas no Simpósio serão disponibilizadas no site do Cepea a partir desta semana.

No estande da Hortifruti Brasil, a equipe recebeu os mais diversos agentes de mercado no setor de hortifrutis, promovendo a interação entre os analistas e os produtores, a troca de informações e o encontro com parceiros e novos leitores da revista.

Na Sala do Produtor, dentro no estande, foram realizadas reuniões com grupo de produtores e os analistas da Hortifruti Brasil, como uma forma de aproximar cada vez mais o grupo de pesquisa ao seu principal público-alvo: o setor produtivo de frutas e hortaliças. 

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: