segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Clima traz maior produtividade à batata

Foto: Portal de Paulínia


As condições climáticas desde meados de julho nas principais regiões produtoras de batata, com sol e calor durante o dia e temperaturas amenas à noite, tem sido favoráveis ao desenvolvimento dos batatais. Com isso, a produtividade em agosto se aproximou do potencial em praticamente todas as regiões.

Em Vargem Grande do Sul (SP), onde a quebra de safra da batata chegou a 30% nos primeiros meses de safra, a produtividade média em agosto foi de 34 t/ha, apenas 10% abaixo do potencial. Já em Cristalina (GO) e na Chapada Diamantina (BA) a produtividade variou entre 37 e 40 t/ha, o que é considerado satisfatório para essas regiões.

O tempo seco no estado de São Paulo pode fazer com que os pomares de laranja apresentem uma boa florada entre outubro e novembro, caso haja boas chuvas nesses meses. A perspectiva inicial de produtores é de que a florada seja satisfatória, mas um pouco tardia em relação ao que normalmente ocorre.


Chuva no Sudeste só devem voltar em outubro

O tempo deve continuar seco por um bom tempo no Sudeste, conforme análise semanal da Somar Meteorologia. Chuvas podem ocorrer na última semana de setembro, mas previsões indicam que um bom volume pluviométrico só deve ocorrer em outubro. Isto se deve a um bloqueio atmosférico instalado sobre o Oceano Pacífico Sul, que faz com que as frentes frias fiquem paradas no extremo Sul do continente, não chegando ao interior do Brasil. 

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil
 

Nenhum comentário: