segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Frio: menores vendas e maturação mais controlada

O frio continua sendo um dos principais fatores para frear as vendas de hortifrutícolas, especialmente as de frutas. As temperaturas caíram ainda mais nos últimos dias, fator que vem afastando os consumidores do mercado.

Além de fazer com que o consumidor opte por comprar menos frutas e hortaliças, os termômetros mais baixos também acabam influenciando no desenvolvimento de algumas culturas. Para o melão produzido no Vale do São Francisco, o fruto não se desenvolveu normalmente nos últimos dias, reduzindo a oferta ao mercado. O tomate é outro produto que tem sua maturação mais lenta em períodos mais frios, mas na última semana o ligeiro aumento das temperaturas nas roças contribuiu para o desenvolvimento do tomate.

O volume de tomates ofertados nesta semana dependerá do clima. O clima deve ser seco em boa parte do Brasil nesta semana, conforme a previsão da Somar. Após a passagem de uma massa de ar polar no Sul e Sudeste desde o fim-de-semana, as temperaturas devem voltar a se elevar nos próximos dias. Isso pode contribuir para a maturação dos frutos.

Nenhum comentário: