segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Neva em pomares de maçã, mas não preocupa setor


Em alguns municípios do Rio Grande do Sul e, principalmente, em Santa Catarina, ocorreu neve na última semana. Em Fraiburgo (SC), São Joaquim (SC) e Vacaria (RS), regiões produtoras de maçã, também nevou. Porém, o fenômeno não preocupa o setor, uma vez que o clima mais frio favorece a brotação nos pomares para que, a partir de setembro, as macieiras floresçam.

Até o final de julho, foram registradas 451 horas de frio abaixo de 7,2°C em Vacaria, 476 em São Joaquim e 347 em Fraiburgo, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Produtores estão bastante otimistas com a safra deste ano, pois aguardam uma temporada com frutos de boa qualidade, a exemplo do que ocorreu em 2009, quando a safra a de maçã foi uma da melhores dos últimos cinco anos.

Mesmo com os termômetros registrando temperaturas negativas, o clima no Sul não chegou a ser empecilho para o mercado da maçã, que esteve aquecido na última semana.

Além da maçã, outros mercados também apresentaram melhores vendas nos últimos dias, como é o exemplo de banana, batata, cenoura, lima ácida tahiti, mamão, tomate e uva. O início do mês aliado ao retorno das aulas escolares são fatores que movimentaram o mercado de hortifrutícolas na última semana.

Nenhum comentário: