
Em alguns municípios do Rio Grande do Sul e, principalmente, em Santa Catarina, ocorreu neve na última semana. Em Fraiburgo (SC), São Joaquim (SC) e Vacaria (RS), regiões produtoras de maçã, também nevou. Porém, o fenômeno não preocupa o setor, uma vez que o clima mais frio favorece a brotação nos pomares para que, a partir de setembro, as macieiras floresçam.
Até o final de julho, foram registradas 451 horas de frio abaixo de 7,2°C em Vacaria, 476 em São Joaquim e 347 em Fraiburgo, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Produtores estão bastante otimistas com a safra deste ano, pois aguardam uma temporada com frutos de boa qualidade, a exemplo do que ocorreu em 2009, quando a safra a de maçã foi uma da melhores dos últimos cinco anos.
Mesmo com os termômetros registrando temperaturas negativas, o clima no Sul não chegou a ser empecilho para o mercado da maçã, que esteve aquecido na última semana.
Além da maçã, outros mercados também apresentaram melhores vendas nos últimos dias, como é o exemplo de banana, batata, cenoura, lima ácida tahiti, mamão, tomate e uva. O início do mês aliado ao retorno das aulas escolares são fatores que movimentaram o mercado de hortifrutícolas na última semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário