segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Após meses de seca, pode chover nas lavouras de mamão


A seca nas regiões produtoras de mamão pode estar com seus dias contados. A chuva deve chegar nas lavouras nesta semana, após meses de seca.

Nas regiões de Linhares (ES) e de Teixeira de Freitas (sul da Bahia) não chove há mais de 2 meses, enquanto que na região de Barreiras (oeste da Bahia), e no norte de Minas, a seca durava cerca de 5 meses.

Durante a estiagem, os frutos que ficaram mais expostos à ação dos raios solares apresentam manchas fisiológicas, baixo desenvolvimento e produtividade. Com a umidade, a fruta que será colhida poderá apresentar melhor qualidade, além de preços mais remuneradores ao produtor.

Enquanto o clima chuvoso é bem-vindo para o mamão, os impactos do clima podem ser um problema para outras culturas.

As temperaturas mais frias na última semana chegaram a causar geadas em pomares de maçã na região de São Joaquim (SC) na última semana. Ainda é cedo para estimar as perdas, mas, segundo agentes, alguns pomares chegaram a ser perdidos.

O clima também é motivo de alerta aos produtores de uva do Vale do São Francisco, no Nordeste. Produtores nordestinos estão colhendo principalmente as uvas sem-sementes destinadas à exportação. As chuvas previstas para esta semana na região podem interferir na colheita e, inclusive na qualidade da uva exportada.

Nenhum comentário: