segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Evento citrícola movimenta setor


Não houve grandes mudanças no setor de frutas e hortaliças na última semana. De forma geral, a comercialização no mercado doméstico de hortifrutícolas não foi tão aquecida, tendo em vista que o comércio desacelera na segunda quinzena do mês. Em algumas regiões produtoras, principalmente no Nordeste, as chuvas voltaram após meses de seca.

Dentre os acontecimentos que movimentaram o setor na última semana foi o Seminário “Desafios da Citricultura Brasileira”, realizado pelo jornal Valor Econômico no último dia 20, em São Paulo, que contou com a presença das principais lideranças do setor.

No evento, o Prof. Dr. da USP, Marcos Fava Neves, coordenou um estudo da cadeia e fez um retrato a respeito da citricultura nacional. O resultado se transformou em um livro intitulado “O Retrato da Citricultura Brasileira”, que está disponível no site da CitrusBR.

O evento também contou com a participação da pesquisadora do Cepea/Esalq-USP, a Dra. Margarete Boteon, que foi uma das moderadoras do Painel Consecitrus. Os principais pontos ressaltados pela pesquisadora foi que o Consecitrus deve gerar um sistema de remuneração que promova o melhor efeito distributivo da renda da laranja e dar segurança aos agentes da cadeia para novos investimentos.

A pesquisadora também aponta que um equilíbrio entre o produtor e a indústria na relação comercial é um dos maiores desafios da citricultura brasileira. Além disso, enfatiza a necessidade de melhoria do ambiente de negócios, através de informação econômica de melhor qualidade, bem como a defesa fitossanitária.

Para conferir mais detalhes da palestra da Dra. Margarete Boteon, acesso o site do Cepea.

Daiana Braga
Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: