segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Pomares de manga da Bahia precisam de chuva


As chuvas têm sido bem-vindas em regiões produtoras de frutas e hortaliças em parte do Brasil. No entanto, nos pomares de manga de Livramento de Nossa Senhora (BA), a chuva ainda não retornou na região, trazendo preocupação aos produtores baianos. Há o receio de que com a falta d’água debilite os pés e, em casos mais severos, resulte na morte da planta, comprometendo a produção de manga. Na Bahia, o retorno das chuvas deve ocorrer a partir da segunda quinzena de outubro, conforme a Somar Meteorologia, mas a chuva deve ser regularizada apenas em novembro.

Por enquanto, as chuvas nas últimas semanas têm sido benéficas em algumas regiões do Brasil, como o Sudeste. O retorno delas contribui para o vigor dos frutos, como por exemplo para a laranja paulista, que estava murchando ainda nos pés devido aos impactos do recente período de estiagem. O clima chuvoso também é favorável para as floradas em laranja, pois deve possibilitar a abertura de floradas ainda neste mês.

Apesar dos benefícios do retorno das chuvas, o tempo chuvoso também pode trazer problemas. Para a cultura da cebola, o receio é se as chuvas persistirem nas lavouras do estado de São Paulo, pois os bulbos que estão plantados já estão passando do tempo de serem colhidos e, com as chuvas, poderão apodrecer, não compensando ao produtor os custos da colheita e sacaria, pois os preços da cebola já estão em patamares bem baixos.

O desenvolvimento de alguns produtos pode ter um ciclo um pouco mais demorado em períodos de chuva. Esse cenário, somado ao clima mais ameno, pode desacelerar a maturação do tomate, tornando a oferta menos disponível no mercado. Para produtores de batata, as atividades de campo também podem ser comprometidas, uma vez que o acesso às roças chega a ser dificultado.

Nenhum comentário: