segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Com pouca banana no Vale do Ribeira, cresce procura em outras regiões


Após as enchentes inundarem boa parte dos bananais no Vale do Ribeira (SP) há duas semanas, produtores da região estão com dificuldades no comércio. Como o acesso às lavouras ficou comprometido, houve perdas na produção de banana e não houve colheita, pouca é a oferta no Vale do Ribeira que está sendo escoada no mercado.

A falta de banana na região paulista está cedendo espaço para a entrada de fruta proveniente de outras regiões produtoras no principal atacado de São Paulo (Ceagesp). Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, o atacado paulista tem ampliado as negociações com as regiões produtoras de Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Ceará.

Assim, os preços da banana nanica subiram em todas as praças produtoras da fruta, inclusive na Ceagesp. Para as próximas semanas, há expectativa de novos aumentos nos preços da banana, já que o Vale do Ribeira deve continuar ofertando pouco volume de nanica.

Calor contém valorização do tomate

Depois da significativa alta do preço do tomate na semana retrasada, as cotações do produto voltaram a recuar na passada.

Essa queda ocorreu devido à elevação das temperaturas nas roças que colhem no momento, que aceleram a maturação do tomate e, conseqüentemente, aumentam o volume no mercado. Como a previsão é de continuidade do calor nesta semana, espera-se que o volume de tomate seja representativo no mercado.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Um comentário:

Anônimo disse...

daiana tubo bem . meu nome jefferson junio , sou encarregado de hort frut da rede de supermercado bretas cencosud , e gostaria de saber se e possivel voce me mandar essa reportagems sobre hort frut , frutas , todas a s noticias por email , para que eu possa fazer reunioes com minha equipe de trabalho para melhorar o resultado nosso .

meu email e - jefferson.garandy@bretas.com.br