segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Clima faz preço de frutas e hortaliças subir


O impacto do clima foi o principal fator para o aumento dos preços de algumas frutas e hortaliças nas últimas semanas. O mamão foi a fruta que valorizou em todas as regiões produtoras do País. A alta mais significativa ocorreu no Espírito Santo: a variedade formosa subiu 121% na média da semana passada em comparação com a anterior, com o quilo da fruta cotado a R$ 0,75.

Na Ceagesp, a caixa de 17 kg da cenoura foi comercializada na casa dos R$ 15,00. Os termômetros mais baixos durante as noites reduziram a maturação e o desenvolvimento do mamão, com frutas apresentando calibre reduzido. Além disso, uma pequena parcela de fruta também apresentou a mancha fisiológica, mas esta com incidência menor nas lavouras.

As ondas de frio sentidas sobretudo no início do agosto também foram o pivô para a valorização da cenoura. Assim, o ciclo da cenoura (do plantio à colheita), que dura cerca de 120 dias, deve se estender para 140 a 150 dias nas roças de Minas Gerais. As sucessivas chuvas nas lavouras do Sul do País também estão atrapalhando as atividades de plantio no Sul. A elevada umidade dificulta o acesso às lavouras, reduzindo o ritmo das atividades em campo.

Para essa semana, as chuvas ainda ficarão concentradas no Sul do País, conforme prevê a Somar. Para o Sudeste e o Centro-Oeste, apenas as temperaturas deverão cair um pouco a partir de quinta, dia 1, com clima seco. No Nordeste, as chuvas ficarão concentradas apenas no litoral e continuará seco no interior.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: