segunda-feira, 5 de setembro de 2011

É pico de safra de cebola e batata


Algum
as hortaliças analisadas pela equipe Hortifruti/Cepea estão em pico de safra neste início de setembro. É o que ocorre com a batata e a cebola.

As praças que intensificaram a colheita de cebola na última semana foram as paulistas São José do Rio Pardo e Monte Alto, Cristalina (GO) e Brasília (DF). A concentração de oferta ocorreu neste início de setembro pois, na época do plantio, chuvas frequentes atrasaram a semeadura direta e o transplantio de mudas. O tempo quente seco também acelerou a maturação dos bulbos, levando os produtores a antecipar a colheita e, assim, tornar a oferta elevada no mercado.

Vargem Grande do Sul (SP), principal praça produtora de batata na safra de inverno, também está em pico de safra. A qualidade das batatas desta região está boa, normal na temporada de inverno, visto que durante esse período as temperaturas são amenas e, as chuvas, escassas, condições favoráveis à qualidade do tubérculo. Cristalina e Sul de Minas Gerais são outras regiões que também estão intensificando a colheita de batata.

Para a próxima semana, o volume ofertado tanto de cebola quanto de batata deve aumentar ainda mais, visto que as atividades de campo dessas culturas estão a todo vapor.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: