segunda-feira, 21 de maio de 2012

Clima reduz oferta de batata e tomate no mercado


As chuvas no início da semana passada e a manutenção das baixas temperaturas ao longo do período reduziram o ritmo de maturação dos tomates. Assim, um menor volume de frutos estava pronto para ser colhido, reduzindo o volume ofertado no mercado. Assim, as cotações do tomate estiveram maiores na semana passada.  

O clima também interferiu no mercado de batata, principalmente no início da semana passada. A colheita foi mais intensa a partir de terça-feira, 15, elevando a oferta do produto no mercado. Mesmo assim, devido ao auge nos preços por conta do “mercado de chuva” e do final da safra das águas, a cotação média da batata ágata especial na semana registrou valorização.

Sem a previsão de chuva para essa semana e mesmo com a continuidade de temperaturas amenas, é provável que mais tomate e batata sejam ofertados no mercado nesta semana.

Enquanto havaí chega a R$ 2,00/kg, formosa fica abaixo do custo

O mercado de mamão havaí e formosa foi marcado por contrastes na semana passada. Enquanto os preços do havaí alcançaram quase R$ 2,00 nas roças, os de formosa estiveram abaixo do custo de produção.

Com as temperaturas mais baixas, a maturação do havaí foi mais lenta, reduzindo a disponibilidade no mercado. Quanto ao formosa, a oferta é elevada, uma vez que as atividades de campo no Oeste da Bahia estão intensas, região onde predomina a produção da variedade. A tendência é que os preços do mamão formosa acompanhem a alta do havaí nesta semana, conforme expectativa de produtores.     

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: