segunda-feira, 7 de maio de 2012

Frio causa geada em pomares de maçã, mas não danifica produção


As chuvas no início da semana passada reduziram as temperaturas em boa parte do Brasil. Em algumas cidades, os termômetros registram as míninas recordes do ano, e chegaram até a causar geadas, sobretudo na região Sul do Brasil.

As geadas ocorreram na terça-feira passada, dia 1º, nas regiões produtoras de maçã de Vacaria (RS), Fraiburgo e São Joaquim (SC). Porém, a geada não chegou a prejudicar a produção de maçã. Isso porque muitos produtores já encerraram ou estão encerrando as atividades de colheita da fuji, ao contrário do ano passado, quando o fenômeno ocorreu em meio a estas atividades.

Ainda falta pouco volume de maçã a ser colhido no Sul. Segundo agentes, esta geada chegou, inclusive, a ser benéfica aos pomares que estão entrando em dormência e que necessitam de um período com baixas temperaturas.

Com baixas temperaturas, tomate tem maturação mais lenta

A queda nas temperaturas também retardou a maturação, como a dos tomates, resultando em menor volume de frutos. Apesar de o feriado de Dia do Trabalho (1°/05) ter prejudicado as vendas na Ceagesp, a redução na oferta impulsionou as cotações. No entanto, devido à melhora dos preços, produtores começaram a colher tomates ainda verdes, o que pode ocasionar recuo nas cotações para os próximos dias.

A previsão é de que não ocorra chuva nesta semana, mas as temperaturas devem permanecer baixas nesta semana, o que deve continuar controlando a maturação dos tomates. Pode haver, inclusive, recuperação no ritmo de comercialização de frutas e hortaliças, no geral, dado o início de mês, período mais aquecido em termos de vendas.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: