segunda-feira, 4 de junho de 2012

Greve na fronteira deprecia qualidade da cebola importada


A greve de fiscais argentinos na fronteira com o Brasil no início da última semana limitou a entrada de cebola no Brasil. Outras duas greves também ocorreram em maio, o que reduziu em alguns dias o volume de cebola a ser comercializado no Brasil.

Ao longo da semana, porém, com o término da greve, o volume de cebola importada no mercado brasileiro normalizou. A média de caminhões que cruzaram a fronteira em Porto Xavier (RS) aumentou para 175 carretas na semana passada, contra 100 na semana anterior.

Entretanto, os importadores estão enfrentando os reflexos da paralisação, pois a demora da travessia e o clima úmido fizeram com que a qualidade da cebola ficasse prejudicada. O maior volume que entrou e a menor demanda no mercado brasileiro em função do final de mês resultaram em desvalorização do bulbo de 4,7% na média da semana passada em comparação com a da retrasada, com média de R$ 23,82/sc de 20 kg de caixa 3 da cebola argentina em Porto Xavier.

A queda nos valores na fronteira e a maior oferta depreciaram também as cotações no atacado de São Paulo (Ceagesp). Para esta semana, a expectativa é que o volume de cebola nacional e argentina seja maior no mercado, que vai atender a procura típica de início de mês (mais aquecida).

No mês passado, a Argentina passou a enfrentar dificuldades para enviar maçã ao Brasil em maio. Isso porque, naquele mês, o governo brasileiro impôs limites às licenças automáticas para a entrada de maçãs argentinas. Com isso, algumas cargas foram barradas na fronteira, causando prejuízos para produtores argentinos e importadores brasileiros.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: